
Internacional
No Vaticano, Papa Francisco agradece a médicos que salvaram sua vida
Pontífice se recupera de pneumonia dupla após mais de um mês de internação

Foto: Vatican Media/Divisione Foto
O Papa Francisco expressou, na manhã desta quarta-feira (16), gratidão à equipe médica responsável por salvar sua vida durante uma internação que durou cinco semanas devido a um quadro grave de pneumonia dupla. Durante o encontro realizado no Vaticano, o pontífice estava sem auxílio de oxigênio.
Aos 88 anos, Francisco tem retomado gradualmente sua agenda pública, após enfrentar o que foi considerado o momento mais delicado de sua saúde desde o início do pontificado, há 12 anos. Nesta quarta, ele recebeu cerca de 70 profissionais do Hospital Gemelli, em Roma, onde permaneceu internado por 38 dias.
"Obrigado pelo seu serviço no hospital", disse ele aos presentes. "Está muito bom. Continuem assim."
Após a internação, o médico Sergio Alfieri, que liderou a equipe do Gemelli, revelou ao jornal Corriere della Sera que, em determinado momento, os profissionais precisaram escolher entre "deixar o papa ir" ou insistir em todos os recursos disponíveis. De acordo com Alfieri, a recuperação foi "como um milagre".
Desde que recebeu alta, os médicos recomendaram que o Papa seguisse um repouso de dois meses para garantir a recuperação total. Nos primeiros dias, ele evitou aparições públicas, mas tem retomado gradualmente sua participação em cerimônias, como no Domingo de Ramos (13) e em outros eventos da Semana Santa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.