Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Após críticas, governo dos EUA diz que não vai mandar tropas a Gaza

Internacional

Após críticas, governo dos EUA diz que não vai mandar tropas a Gaza

Em coletiva de imprensa, secretária de imprensa Karoline Leavitt disse que Trump "não se comprometeu" com envio de tropas americanas ao território

Após críticas, governo dos EUA diz que não vai mandar tropas a Gaza

Foto: Official White House/Shealah Craighead

Por: Metro1 no dia 05 de fevereiro de 2025 às 18:30

A Casa Branca informou nesta quarta-feira (5) que o presidente Donald Trump não garantiu o envio de tropas americanas para a Faixa de Gaza como parte de seu plano de controle do enclave palestino. Além disso, o governo americano recuou na ideia de deslocamento definitivo dos palestinos da região, passando a falar em uma "realocação temporária".

Durante uma coletiva de imprensa, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump acredita na necessidade do envolvimento dos EUA na reconstrução de Gaza "para garantir a estabilidade na região", mas ressaltou que "não vão pagar" por isso.

Leavitt também esclareceu que a proposta de retirar os palestinos de Gaza não teria caráter permanente. Segundo ela, o presidente está "comprometido com a realocação temporária dos que estão lá".

Mais cedo, ao ser questionado no Salão Oval sobre as reações negativas às suas declarações, Trump minimizou as críticas: "Todo mundo adora."

Trump e Netanyahu

Na terça-feira (4), ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump declarou que os Estados Unidos assumiriam o controle da Faixa de Gaza e enfatizou que "as mesmas pessoas" (palestinos) não deveriam ser responsáveis por reconstruir e ocupar o território. Ele também mencionou que os EUA manteriam uma "posição de posse de longo prazo" na região.