Internacional
Após críticas, governo dos EUA diz que não vai mandar tropas a Gaza
Em coletiva de imprensa, secretária de imprensa Karoline Leavitt disse que Trump "não se comprometeu" com envio de tropas americanas ao território
Foto: Official White House/Shealah Craighead
A Casa Branca informou nesta quarta-feira (5) que o presidente Donald Trump não garantiu o envio de tropas americanas para a Faixa de Gaza como parte de seu plano de controle do enclave palestino. Além disso, o governo americano recuou na ideia de deslocamento definitivo dos palestinos da região, passando a falar em uma "realocação temporária".
Durante uma coletiva de imprensa, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Trump acredita na necessidade do envolvimento dos EUA na reconstrução de Gaza "para garantir a estabilidade na região", mas ressaltou que "não vão pagar" por isso.
Leavitt também esclareceu que a proposta de retirar os palestinos de Gaza não teria caráter permanente. Segundo ela, o presidente está "comprometido com a realocação temporária dos que estão lá".
Mais cedo, ao ser questionado no Salão Oval sobre as reações negativas às suas declarações, Trump minimizou as críticas: "Todo mundo adora."
Trump e Netanyahu
Na terça-feira (4), ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump declarou que os Estados Unidos assumiriam o controle da Faixa de Gaza e enfatizou que "as mesmas pessoas" (palestinos) não deveriam ser responsáveis por reconstruir e ocupar o território. Ele também mencionou que os EUA manteriam uma "posição de posse de longo prazo" na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.