Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Nos EUA, Meta restringe postagens sobre pílula abortiva no Facebook e Instagram
Internacional
Nos EUA, Meta restringe postagens sobre pílula abortiva no Facebook e Instagram
A Meta, controladora das duas plataformas, confirmou as suspensões e o bloqueio de publicações
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Facebook e o Instagram recentemente restringiram, bloquearam ou removeram postagens de dois fornecedores de pílulas abortivas. Além disso, o Instagram suspendeu contas de alguns desses fornecedores, tornando seus perfis invisíveis em buscas e recomendações.
Segundo os afetados, as restrições se intensificaram nas últimas duas semanas, e em alguns casos, todo o conteúdo das contas ficou inacessível. A Meta, controladora das duas plataformas, confirmou as suspensões e o bloqueio de publicações. Após questionamentos do The New York Times, a empresa restaurou algumas contas e postagens na quinta-feira.
A gigante da tecnologia tem sido alvo de críticas desde que seu CEO, Mark Zuckerberg, anunciou mudanças significativas nas políticas de moderação de discurso. A promessa de reduzir restrições ao conteúdo online gerou preocupações entre especialistas em desinformação, que temem um aumento no discurso de ódio e outros impactos negativos.
Embora a Meta afirme que as ações contra contas relacionadas ao aborto não tenham ligação com as novas diretrizes, o momento das restrições levanta dúvidas sobre a real flexibilização das regras e evidencia os desafios contínuos da empresa na aplicação de suas políticas de conteúdo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.