Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Papa Francisco critica desinformação e concentração do controle nas redes sociais
Internacional
Papa Francisco critica desinformação e concentração do controle nas redes sociais
Em mensagem divulgada para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pontífice lamentou que a comunicação muitas vezes alimente "medo e desespero"
Foto: Reprodução/ Vatican Media
O papa Francisco alertou nesta sexta-feira (24) sobre os desafios da era digital, marcada "pela desinformação e polarização", onde poucos centros de poder detêm um volume sem precedentes de dados e informações. O pronunciamento ocorre em meio a debates sobre o impacto das redes sociais na sociedade.
Em mensagem divulgada para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o pontífice lamentou que a comunicação muitas vezes alimente "medo e desespero, preconceito e ressentimento, fanatismo e até ódio", criticando o papel dos algoritmos que "modificam nossa percepção da realidade".
"Muitas vezes a realidade é simplificada para provocar reações instintivas; palavras são usadas como um punhal; até mesmo informações falsas ou habilmente distorcidas são usadas para enviar mensagens destinadas a incitar ânimos, provocar, ferir", declarou.
As declarações do papa ocorrem em um momento em que a plataforma X, de Elon Musk, enfrenta acusações de disseminar desinformação e manipular o debate público na Europa. Nos últimos dias, diversas instituições, grupos e figuras públicas anunciaram a suspensão de suas atividades na rede social ou a saída definitiva da plataforma.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.