Sábado, 18 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

América Latina domina ranking de voos mais turbulentos do mundo em 2024

Internacional

América Latina domina ranking de voos mais turbulentos do mundo em 2024

Pesquisa analisou cerca de 10 mil rotas entre os 550 maiores aeroportos do mundo

América Latina domina ranking de voos mais turbulentos do mundo em 2024

Foto: Freepik

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2025 às 14:53

Países da América Latina dominaram o ranking que definiu as rotas de voos mais turbulentas de 2024, segundo o site especializado Turbli. Com seis dos 10 trechos pertencentes ao Chile e à Argentina, a viagem entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar da lista. Foram analisadas cerca de 10 mil rotas, entre os 550 maiores aeroportos do mundo, durante um ano.

Utilizando análises estatísticas e de Big Data, é calculada a turbulência média de 20 voos mensais para cada rota aérea selecionada, tanto na altitude de cruzeiro quanto durante as fases de subida e descida. Em 2023, o Chile também ocupou o topo do ranking de rotas mais turbulentas do mundo com o trecho entre Santiago (SCL) e Santa Cruz (VVI), na Bolívia — o único da América Latina que apareceu no levantamento da época. Em 2024, a rota contrária, entre Santa Cruz (VVI) e Santiago (SCL), apareceu em sétimo lugar.

Nenhuma cidade brasileira apareceu no ranking de 2024. Já em 2023, o Brasil dominou o ranking da América do Sul, com trechos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Florianópolis (FLN) ocupando seis posições na lista. Além dessas, em 2023, a rota entre Cape Town (CPT) e São Paulo (GRU) foi considerada a sexta mais turbulenta na categoria de longa distância.