Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Primeiros reféns serão soltos no domingo e 95 prisioneiros palestinos serão libertados, diz Israel
Internacional
Primeiros reféns serão soltos no domingo e 95 prisioneiros palestinos serão libertados, diz Israel
Gabinete de guerra israelense aprovou texto, que ainda será votado por ministros do país nesta sexta-feira. Hamas disse que pontos de discórdia foram resolvidos
Foto: ONU/Cia Pak
Israel e Hamas chegaram a um acordo nesta semana, e a primeira liberação de reféns pelo grupo deve ocorrer no domingo (19), segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
De acordo com o governo de Israel, 95 prisioneiros palestinos serão libertados como parte da primeira etapa da troca. Ainda há cerca de cem pessoas sequestradas pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023, e a devolução desses reféns é um dos pontos centrais do acordo.
O pacto também inclui a libertação de centenas de palestinos detidos em Israel e a suspensão temporária dos bombardeios na Faixa de Gaza. A liberação dos reféns foi possível após a aprovação do acordo pelo Gabinete de Segurança de Israel nesta sexta-feira (17).
Este era um passo essencial para viabilizar a aplicação dos termos por parte de Israel. Agora, o texto segue para o Conselho de Ministros, onde enfrenta debates entre alas moderadas e mais radicais, mas a expectativa é de aprovação.
O gabinete de Netanyahu não especificou quantos reféns serão soltos no domingo ou divulgou suas identidades. Entre os sequestrados está um bebê de dez meses, cuja morte foi reivindicada pelo Hamas em um bombardeio — a alegação nunca foi confirmada por Israel.
Na primeira fase do acordo, está prevista a libertação de 33 reféns no total. No entanto, ainda não foi esclarecido se todos serão devolvidos na mesma data. O Hamas afirmou, também nesta sexta-feira, que todos os impasses em relação ao acordo foram solucionados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.