Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Justiça britânica retomará julgamento de Mariana em janeiro

Internacional

Justiça britânica retomará julgamento de Mariana em janeiro

Tragédia de Mariana aconteceu em Minas Gerais, no ano de 2015

Justiça britânica retomará julgamento de Mariana em  janeiro

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo

Por: Metro1 no dia 30 de dezembro de 2024 às 09:00

A Justiça britânica retoma no próximo dia 13 de janeiro o julgamento que irá decidir pela responsabilização ou não da mineradora angloaustraliana BHP em relação ao rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em Minas Gerais, no ano de 2015. A Samarco é uma joint-venture, empresa formada pela Vale e pela subsidiária da BHP no Brasil.

As sessões do julgamento foram iniciadas no dia 21 de outubro e suspensas na última sexta-feira (20), por conta do recesso de fim de ano, da Justiça britânica. Nos dois primeiros meses de julgamentos, foram analisados  documentos e ouvidos os depoimentos de testemunhas.

O processo corre na Corte e Tecnologia e Construção de Londres e foi iniciado pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead (PG), que representa 620 mil pessoas, 46 municípios e 1.500 empresas atingidas pela tragédia, que querem responsabilizar no Reino Unido. Segundo o escritório, a Samarco sabia desde 2013 que a barragem operava acima dos limites apropriados e que não havia um plano de evacuação adequado.