Internacional
Justiça britânica retomará julgamento de Mariana em janeiro
Tragédia de Mariana aconteceu em Minas Gerais, no ano de 2015
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo
A Justiça britânica retoma no próximo dia 13 de janeiro o julgamento que irá decidir pela responsabilização ou não da mineradora angloaustraliana BHP em relação ao rompimento da barragem da Samarco em Mariana, em Minas Gerais, no ano de 2015. A Samarco é uma joint-venture, empresa formada pela Vale e pela subsidiária da BHP no Brasil.
As sessões do julgamento foram iniciadas no dia 21 de outubro e suspensas na última sexta-feira (20), por conta do recesso de fim de ano, da Justiça britânica. Nos dois primeiros meses de julgamentos, foram analisados documentos e ouvidos os depoimentos de testemunhas.
O processo corre na Corte e Tecnologia e Construção de Londres e foi iniciado pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead (PG), que representa 620 mil pessoas, 46 municípios e 1.500 empresas atingidas pela tragédia, que querem responsabilizar no Reino Unido. Segundo o escritório, a Samarco sabia desde 2013 que a barragem operava acima dos limites apropriados e que não havia um plano de evacuação adequado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.