Internacional
Trump planeja retirar EUA da OMS em 2025, dizem fontes
Em 2020, durante seu primeiro mandato, Trump chegou a suspender o pagamento de contribuições dos EUA para a OMS
Foto: Official White House/Shealah Craighead
Os membros da equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump estão preparando o terreno para a saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) no primeiro dia de seu segundo mandato, segundo um especialista em direito da saúde, familiarizado com as discussões.
“Tenho boa autoridade para dizer que ele planeja se retirar, provavelmente no primeiro dia ou muito cedo em sua administração”, afirma Lawrence Gostin, professor de saúde global na Universidade de Georgetown, em Washington, e diretor do Centro Colaborativo da OMS sobre Direito à Saúde Nacional e Global.
O jornal britânico Financial Times foi o primeiro a divulgar os planos do republicano, citando dois especialistas que participaram das discussões. Entre eles, o ex-coordenador da equipe de resposta à covid-19 de Biden, Ashish Jha.
Em 2020, durante seu primeiro mandato, Trump chegou a suspender o pagamento de contribuições dos EUA para a OMS e anunciar que pretendia retirar o país da organização, em meio a embates sobre o enfrentamento da pandemia de covid-19.
Na ocasião, o país foi duramente criticado pela comunidade internacional, que viu danos na interrupção do financiamento para os esforços globais de combate à pandemia e para a qualidade da saúde pública nos EUA. No entanto, o processo de saída ainda não havia sido concluído quando Trump foi derrotado nas urnas e sucedido pelo democrata Joe Biden, que reverteu a decisão em seu primeiro dia de governo, em 20 de janeiro de 2021.
Agora, a expectativa é que Trump entre novamente nesta queda de braço e volte a desvincular o país da OMS em 20 de janeiro de 2025.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.