Internacional
Irã suspende proibição do WhatsApp e do Google Play, diz mídia estatal
País tem alguns dos controles mais rígidos de acesso à Internet do mundo
Foto: Divulgação/MPAM
As autoridades iranianas decidiram suspender a proibição do WhatsApp e do Google Play, marcando o início de uma possível redução nas restrições à internet, informou a mídia estatal nesta terça-feira (24).
A República Islâmica, conhecida por aplicar um dos controles mais rígidos de acesso à internet no mundo, bloqueia redes sociais baseadas nos Estados Unidos, como Facebook, Twitter e YouTube. No entanto, muitos iranianos com conhecimentos técnicos contornam essas barreiras usando redes privadas virtuais (VPNs). Plataformas de redes sociais têm sido amplamente utilizadas em protestos antigovernamentais no país.
“Uma maioria positiva de votos foi alcançada para suspender as limitações de acesso a algumas plataformas estrangeiras populares, como WhatsApp e Google Play”, divulgou a agência oficial IRNA, mencionando uma reunião presidida por Masoud Pezeshkian. “Hoje, o primeiro passo para remover as limitações da internet... foi dado”, destacou a agência, citando o Ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações, Sattar Hashemi.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.