Internacional
Macron nomeia novo primeiro-ministro da França
Informação foi divulgada nesta sexta-feira (13)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou François Bayrou, de centro, como o novo primeiro-ministro do país, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (13) em seu gabinete.
Bayrou entra no lugar de Michel Barnier, que estava no cargo há apenas três meses e acabou renunciando na semana passada após deputados da extrema-direita e da esquerda unirem forças para aprovar uma moção de censura contra Barnier.
O presidente e primeiro-ministro governam em parceria na França, além disso, são escolhidos em processos eleitorais separados, com o presidente sendo eleito por voto direto, enquanto o premiê é nomeado pelo partido vencedor das eleições parlamentares. No entanto, o presidente tem a prerrogativa de nomear um primeiro-ministro diferente do indicado pelo Parlamento.
Bayrou é um político experiente da ala centrista francesa e aliado de Macron, também de centro. No momento, o novo ministro eleito atua como prefeito da cidade de Pau, nos Pirineus, região do sudoeste da França. Ele tem 73 anos, a mesma idade de Barnier, seu antecessor, e ambos se tornam os chefes de governo mais velhos da história moderna francesa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.