Terça-feira, 04 de fevereiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

China anuncia tarifas de 10% e 15% em importações de produtos dos EUA

Internacional

China anuncia tarifas de 10% e 15% em importações de produtos dos EUA

Nova taxação entrará em vigor a partir de 10 de fevereiro; as tarifas adicionais de 10% em todas as importações chinesas para os EUA começaram a valer hoje

China anuncia tarifas de 10% e 15% em importações de produtos dos EUA

Foto: UN Geneva/Flickr

Por: Metro1 no dia 04 de fevereiro de 2025 às 07:14

A China anunciou, nesta terça-feira (04), a imposição de novas tarifas sobre produtos dos Estados Unidos, em resposta às taxas americanas determinadas pelo presidente Donald Trump. O Ministério das Finanças da China informou que a partir de 10 de fevereiro começará a aplicar tarifas de 15% sobre carvão e gás natural liquefeito (GNL) dos EUA, além de 10% sobre petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis.

As tarifas adicionais de 10% em todas as importações chinesas para os EUA começaram a valer hoje. Trump havia alertado que a China não estava tomando medidas suficientes para combater o fluxo de drogas ilícitas para os Estados Unidos. A agência Reuters também relatou que a China iniciará uma investigação antitruste contra a Alphabet Inc, dona do Google, e incluirá a PVH Corp e a Illumina em sua “lista de entidades não confiáveis”.

Embora Trump tenha suspendido suas ameaças de tarifas sobre o México e o Canadá, a situação com a China segue tensa. O presidente americano indicou que pode aumentar ainda mais as tarifas sobre a China, caso o país não interrompa o fluxo de fentanil, um opioide. A guerra comercial entre os dois países, que teve início em 2018, continua sem sinais de uma resolução rápida, o que mantém a incerteza econômica global.