Home
/
Notícias
/
Internacional
/
"A guerra passou a conter elementos de caráter global", afirma Vladimir Putin
Internacional
"A guerra passou a conter elementos de caráter global", afirma Vladimir Putin
Putin confirmou que suas forças militares utilizaram um novo míssil balístico hipersônico; míssil não foi equipado com uma ogiva nuclear
Foto: Divulgação/Kremelin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (21) que suas forças militares utilizaram um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance para atacar um alvo no complexo militar-industrial da Ucrânia. O míssil, chamado de "Orechnik", não foi equipado com uma ogiva nuclear. Em um pronunciamento televisionado, Putin afirmou que o ataque faz parte das ações russas em resposta aos recentes disparos de mísseis norte-americanos ATACMS e britânicos Storm Shadow pela Ucrânia contra território russo.
“A partir do momento em que [esses mísseis foram disparados contra a Rússia] e, como havíamos destacado reiteradamente antes, o conflito provocado pelo Ocidente na Ucrânia passou a conter elementos de um [conflito] de caráter global”, disse o presidente russo. Ele reiterou que a Rússia está preparada para enfrentar qualquer cenário, enfatizando que, caso necessário, responderá com a mesma intensidade a ataques de países cujas armas estejam sendo usadas contra a Rússia.
A ONU expressou preocupação com a intensificação do uso de mísseis balísticos pela Rússia. O porta-voz do secretário-geral, Stéphane Dujarric, classificou o lançamento do novo míssil como uma "nova escalada preocupante" e apelou por ações urgentes de desescalada para proteger civis e infraestruturas críticas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou seu chamado por um fim à guerra, em conformidade com o direito internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.