Internacional
Ucrânia denuncia ataque da Rússia com míssil balístico intercontinental
Os mísseis balísticos intercontinentais possuem alcance de milhares de quilômetros e podem carregar ogivas convencionais ou nucleares
Foto: Ministério da Defesa da Rússia
A Força Aérea da Ucrânia informou nesta quinta-feira (21) que a Rússia lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) contra empresas e infraestrutura crítica na cidade de Dnipro, no centro-leste do país. Segundo os militares ucranianos, o ataque foi realizado a partir da região de Astrakhan, na Federação Russa, e seria o primeiro desse tipo registrado no conflito. Além disso, seis mísseis de cruzeiro Kh-101 lançados pela Rússia foram interceptados pelas forças ucranianas.
Os mísseis balísticos intercontinentais possuem alcance de milhares de quilômetros e podem carregar ogivas convencionais ou nucleares. Em paralelo, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a interceptação de dois mísseis de cruzeiro britânicos. Os ataques acontecem em meio à escalada do uso de armamentos, com o presidente russo, Vladimir Putin, assinando um decreto que amplia as possibilidades de emprego de armas nucleares.
Nos Estados Unidos, a embaixada em Kiev foi temporariamente fechada devido a um alerta de “potencial ataque aéreo significativo”. O fechamento ocorre dias após o presidente americano, Joe Biden, autorizar o uso do Sistema de Mísseis Táticos (Himars) contra forças russas, embora tenha vetado o uso de mísseis de maior alcance, como o ATACMS, na defesa da cidade de Kharkiv.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.