Internacional
G20 forma aliança mundial contra fome e pobreza
Noruega oficializou participação e deve contribuir com 1 milhão de dólares
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Brasil escolheu o combate à fome como uma das principais prioridades de discussão do G20. A fome afeta mais de 700 milhões de pessoas globalmente. A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, como foi denominada, é composta das 20 maiores economias mundiais e tem o objetivo de mobilizar recursos e conhecimentos para apoiar a elaboração de políticas públicas eficazes contra a pobreza e a fome.
A Aliança Global deve ser lançada oficialmente em paralelo à Cúpula de Líderes do G20, que começa no dia 18 de novembro. Após o lançamento, a Aliança será gerida por uma configuração internacional, com escritórios planejados para Roma, Adis Abeba (Etiópia), Bangkok (Tailândia), Brasília e Washington.
Com a presidência do Brasil no G20, a Aliança Global está atraindo um número crescente de países, organizações e instituições multilaterais. A Noruega oficializou sua adesão na quinta-feira (7), e deve destinar um investimento inicial de US$ 1 milhão para a organização. De acordo com informações da ONU, cerca de 750 milhões de pessoas enfrentam a fome em todo o mundo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.