Internacional
Presidente do México declara trégua nas tarifas após acerto com Trump
Presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou o acordo com os Estados Unidos nesta segunda-feira (3)
Foto: Divulgação/Governo México
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) que chegou a um entendimento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para suspender temporariamente as tarifas impostas por Washington, com validade de um mês.
Em uma publicação na rede social X, Sheinbaum destacou que conversou com Trump "com grande respeito" pelo relacionamento bilateral, resultando em uma série de compromissos: O México mobilizará imediatamente 10 mil agentes da Guarda Nacional na fronteira norte para conter o tráfico de drogas para os Estados Unidos, especialmente de fentanil.
Os Estados Unidos se comprometeram a intensificar os esforços para barrar o envio de armas de alto calibre ao México. Representantes de ambos os países atuarão conjuntamente em duas áreas prioritárias: segurança e comércio. As tarifas comerciais entre as nações ficarão suspensas por um período inicial de um mês.
Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, a presidente mexicana disse que, durante a conversa com Trump, os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e com outras nações do mundo.
Ela informou que, a partir de agora, o México terá três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano. "Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração", disse a presidente mexicana.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.