Internacional
Austrália planeja proibir redes sociais para menores de 16 anos
A legislação será apresentada ao parlamento este ano e começará a valer 12 meses depois da aprovação. Não haverá exceções para usuários com consentimento dos pais.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese disse que o governo legislaria para proibir mídia social para crianças menores de 16 anos, uma política que o governo diz ser líder mundial. A declaração foi dada em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (7).
“A mídia social está prejudicando nossas crianças e estou pedindo um tempo nisso”, disse Albanese durante a entrevista.
A ministra das Comunicações, Michelle Rowland, afirmou que as plataformas afetadas incluirão Instagram, Facebook, TikTok, X e provavelmente o YouTube. A legislação será apresentada ao parlamento este ano e começará a valer 12 meses depois da aprovação. Não haverá exceções para usuários com consentimento dos pais.
Vários países têm adotado leis para restringir o uso de redes sociais por crianças, com a Austrália sendo um dos mais rigorosos. No ano passado, a França propôs banir o uso de mídias sociais por menores de 15 anos, permitindo exceções com consentimento dos pais. Nos Estados Unidos, há décadas as empresas precisam de autorização parental para coletar dados de menores de 13 anos, o que resultou em muitas plataformas proibindo o acesso de crianças abaixo dessa idade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.