Internacional
Ali Khamenei, líder do Irã, pede que Ocidente deixe o Oriente Médio
Líder do Irã fez a primeira aparição pública após o bombardeio a Israel
Foto: Escritório do Líder Supremo do Irã
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, pediu ao Ocidente para que deixe o Oriente Médio devido aos preparos de Israel para atacar o Irã. Khamenei fez a primeira aparição nesta quarta-feira (2), em um encontro com estudantes e cientistas. Em meio a tensão e luto pelo assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, Khamenei ressaltou que estar de luto não significa ficar deprimido e inerte.
De acordo com o jornal The Guardian, o líder foi questionado se o país havia dado um recado direto aos Estados Unidos sobre os ataques. Segundo ele, nenhum aviso foi dado.”Não, eu não confirmo tal coisa. Mas tivemos uma troca de mensagens por meio da embaixada suíça, em Teerã, dando os avisos necessários aos EUA”, relatou. Os avisos foram enviados logo após o lançamento dos mísseis em Israel. Segundo ele, os ataques iranianos foram direcionados a alvos militares, e não a civis.
No último sábado (28), o líder comentou a morte de Nasrallah no canal estatal iraniano Al-Alam e disse que incube a todos os muçulmanos a defesa "do povo do Líbano e o Hezbollah com todos os meios que tenham e darem assistência no confronto com o regime usurpador, opressivo e perverso". Ainda completou que “A matança de pessoas indefesas no Líbano mais uma vez prova a miopia e a tolice dos líderes do regime israelense”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.