Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Ataque israelense mata ao menos 10 pessoas no Líbano

Internacional

Ataque israelense mata ao menos 10 pessoas no Líbano

Exército de Israel afirmou que ataque tinha como alvo um depósito de armas pertencente à milícia xiita libanesa

Ataque israelense mata ao menos 10 pessoas no Líbano

Foto: Forças de Defesa de Israel

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2024 às 14:00

O Ministério da Saúde libanês afirmou que um ataque israelense matou pelo menos dez pessoas, em um comunicado na manhã de sábado. A ação contra um prédio residencial em Nabatieh também feriu pelo menos cinco civis, dois dos quais estão em condições críticas e passando por cirurgia em hospital próximo.

Todos os mortos eram cidadãos sírios, e o número de vítimas do ataque ainda pode aumentar, de acordo com a agência local NNA. O número de mortos no ataque é um dos maiores no sul do Líbano desde que Israel iniciou sua guerra em Gaza após os ataques do Hamas em 7 de outubro, que mataram cerca de 1.200 pessoas.

Um porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee, afirmou que o ataque tinha como alvo um depósito de armas pertencente ao Hezbollah, bem como “estruturas militares” do movimento libanês em duas outras regiões perto da fronteira com Israel.

As tensões entre Líbano e Israel se intensificaram  no final do mês passado quando um ataque israelense à capital libanesa Beirute matou o principal comandante militar do Hezbollah, Fu’ad Shukr. No mesmo do dia, o líder do Hamas Ismail Haniyeh foi morto em Teerã, no Irã, enquanto comparecia à posse do novo presidente iraniano.

Ainda nesta sexta-feira (16), o Hezbollah, um dos principais movimentos de combate à presença israelense no Oriente Médio, divulgou um vídeo de seus combatentes em operações militares. As imagens mostram homens dirigindo caminhões carregados com foguetes em uma base subterrânea, trabalhando em computadores e pilotando motocicletas. O Irã também afirma ter bases subterrâneas capazes de atingir Israel.