Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Mundo vive década de calor mortal e 2024 é ano mais quente, diz chefe da ONU

Internacional

Mundo vive década de calor mortal e 2024 é ano mais quente, diz chefe da ONU

Últimos 10 anos, incluindo 2024, foram os mais quentes já registrados no planeta, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial

Mundo vive década de calor mortal e 2024 é ano mais quente, diz chefe da ONU

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de dezembro de 2024 às 17:45

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira, 30, que o mundo enfrentou uma “década de calor mortal”. Em mensagem de ano novo, Guterres alertou que a humanidade vive um “colapso climático, com 2024 prestes a assumir o posto de ano mais quente da história. Ele afirma que é preciso “sair desta estrada para a ruína”, sem que haja “tempo a perder”. 

“Em 2025, os países devem colocar o mundo em um caminho mais seguro, cortando drasticamente as emissões e apoiando a transição para um futuro renovável”, afirmou. “Isso é essencial e é possível”, possível. "Os dez anos mais quentes registrados aconteceram nos últimos dez anos, incluindo 2024", destacou Guterres em sua mensagem anual de Ano Novo.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência climática das Nações Unidas, publicará os dados sobre as temperaturas de 2024 em janeiro. A entidade, no entanto, já adiantou que espera-se que o ano tenha enfrentado as mais altas temperaturas já registradas. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) relatou que, entre janeiro e setembro de 2024, a temperatura média do ar na superfície do globo foi 1,54°C superior à média pré-industrial.