Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 26 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Rio Sena ultrapassa nível de poluição restando cerca de um mês para Olímpiadas de Paris 2024

Internacional

Rio Sena ultrapassa nível de poluição restando cerca de um mês para Olímpiadas de Paris 2024

As autoridades acreditam que as más condições meteorológicas dos últimos dias podem ter ocasionado o aumento das concentrações de bactérias na água

Rio Sena ultrapassa nível de poluição restando cerca de um mês para Olímpiadas de Paris 2024

Foto: Reprodução/Fausto Madal

Por: Metro1 no dia 21 de junho de 2024 às 14:35

O nível de poluição do rio Sena em Paris ultrapassou os limites estabelecidos para as competições de triatlo e maratona aquática, de acordo com as análises divulgadas nesta sexta-feira (21), 35 dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

“Até o momento, as amostras colhidas no Sena não correspondem aos padrões”, afirmou o prefeito regional, Marc Guillaume, em coletiva de imprensa. Mesmo assim, ele expressou sua confiança de que as provas previstas poderão ser disputadas nas suas águas.

O relatório semanal, publicado pela prefeitura de Paris e pela prefeitura regional, explica que as más condições meteorológicas dos últimos dias na França podem ter ocasionado o aumento das concentrações de coliformes fecais no rio. “A qualidade da água continua piorando em consequência das condições hidrológicas e meteorológicas desfavoráveis: chuva, vazão intensa, poucas horas de sol, temperaturas abaixo do normal”, afirmam as autoridades locais. 

Os fatores citados aumentam a concentração de duas bactérias fecais —enterococos e 'Escherichia coli'—, que ultrapassam os limites máximos para autorizar as competições de natação nas águas do Sena.

Apesar das autoridades terem investido 1,4 bilhão de euros (R$ 8 bilhões) para permitir o banho no Sena, e no principal afluente, o Marne, entre os dias 10 e 16 de junho, o nível de E-Coli superou mil unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml, o limite máximo aceito pelas federações internacionais de triatlo e natação aquática. 

As provas de teste previstas para agosto de 2023 foram adiadas, em sua maioria, devido à má qualidade das águas. Recentemente, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, adiou o nado simbólico no rio para 15 de julho. Além da qualidade da água, o forte caudal do rio, provocados pelas chuvas, poderá ter um impacto significativo na cerimônia de abertura prevista para 26 de julho ao longo do Sena, a primeira fora de um estádio olímpica.