
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Freira amiga do papa quebra protocolo de velório e se aproxima do caixão
Internacional
Freira amiga do papa quebra protocolo de velório e se aproxima do caixão
Geneviève Jeanningros, amiga do pontífice, rezou e chorou em uma despedida silenciosa

Foto: VATICAN MEDIA/Divulgação
Durante o velório do papa Francisco nesta quarta-feira (23), uma freira quebrou o protocolo tradicional ao permanecer próxima ao caixão do pontífice. Amiga do pontífice, Geneviève Jeanningros rezou e chorou por vários minutos sem ser interrompida, enquanto cardeais e bispos prestavam suas últimas homenagens.
Segundo o protocolo, apenas cardeais, bispos e funcionários do Vaticano podem se despedir 1º do pontífice. Contudo, a Guarda Suíça permitiu que a religiosa de 81 anos tivesse acesso ao local por saber que o papa desejaria sua presença, de acordo com o jornal El Mundo. Em diversas ocasiões públicas, ela esteve ao lado do papa e a relação de amizade entre os 2 era conhecida pelos membros do Vaticano.
Geneviève o visitava semanalmente às quartas-feiras. Francisco também retribuía as visitas ocasionalmente. Ele costumava chamá-la de “enfant terrible” –termo em francês para definir uma pessoa não ortodoxa, inovadora ou de vanguarda. A freira trabalha diretamente com minorias, vivendo em um trailer com pessoas que trabalham no Luna Park, no bairro costeiro de Ostia, em Roma. Entre elas, estão pessoas LGBTQIAP+ e de baixa renda.
O velório foi aberto ao público às 6h (no horário de Brasília). Cerca de 20 mil pessoas esperavam a chegada do corpo do papa na Praça de São Pedro para se despedir, segundo o Vaticano. Seu caixão será fechado às 15h desta sexta-feira (25). O rito de fechamento será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell. No sábado (26), o cardeal italiano Giovanni Battista celebrará a missa de corpo presente, uma cerimônia de despedida. Após o sepultamento de Francisco, haverá nove dias de luto e orações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.