Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Presidente do Parlamento do Canadá renuncia após chamar nazista de "héroi"
Internacional
Presidente do Parlamento do Canadá renuncia após chamar nazista de "héroi"
Homenagem aconteceu em sessão que contou com a presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Foto: Presidência da Ucrânia
O presidente do Parlamento do Canadá, Anthony Rota, pediu demissão do cargo, nesta terça-feira (26), quatro dia depois de homenagear um nazista e chama-ló de héroi.
“Esta casa está acima de qualquer um de nós”, discursou Rota aos legisladores, após informar a renúncia. Convidado a participar de uma reunião, na última sexta-feira (22), Yaroslav Hunka, de 98 anos, um veterano ucraniano que lutou ao lado de unidades nazistas na Segunda Guerra Mundial, foi duas vezes aplaudido de pé.
A homenagem foi prestada depois de um discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, também estava presente na sessão especial do legislativo.
O Cija, grupo organizado de judeus canadenses, afirmou que é muito problemático que um nazista tenha sido homenageado. Antes de deixar o cargo, Anthony Rota pediu desculpas e disse que só soube do passado de Hunka após a homenagem e se arrependeu de sua decisão.
Na última segunda-feira (25), Trudeau afirmou que a homenagem era “claramente inaceitável” e “profundamente embaraçosa para o parlamento do Canadá e, por extensão, para todos os canadenses”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.