
Esportes
Fifa coloca câmeras corporais nos árbitros para Mundial de Clubes
Uso de tecnologia e regras inéditas marcam estreia do novo formato com 32 clubes

Foto: Divulgação/Fifa
A estreia do Super Mundial de Clubes da Fifa contará com 35 árbitros, incluindo os brasileiros Ramon Abatti Abel e Wilton Pereira Sampaio. A entidade também confirmou o uso de câmeras acopladas aos uniformes da arbitragem e a adoção de normas mais rígidas para goleiros.
Marcado para ocorrer entre 14 de junho e 13 de julho, nos EUA, o torneio reunirá 32 equipes, entre elas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, afirmou que a novidade visa proporcionar ao público uma experiência inédita, com imagens captadas do ponto de vista dos árbitros. Segundo ele, esse recurso também auxiliará na formação dos profissionais ao permitir revisões mais precisas após as partidas.
Será a primeira competição profissional da Fifa para Ramon Abatti Abel, de 35 anos, que atuou no Mundial Sub-20 em 2023. Já Wilton Pereira Sampaio, 43, tem no currículo quatro jogos na Copa do Catar, incluindo França x Inglaterra. A equipe de arbitragem incluirá ainda 58 assistentes — quatro brasileiros — e 24 árbitros de vídeo, sem representantes do Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.