
Esportes
Vitória empata com o Universidad Católica na estreia da Sul-Americana
Leão ficou no 1 a 1 com o time equatoriano, no Barradão, pela primeira rodada do Grupo B

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
O Vitória estreou com empate na Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (2), o Leão saiu atrás no placar, mas com um jogador a mais, reagiu e arrancou o 1 a 1 com o Universidad Católica de Quito, no Barradão, pela primeira rodada do Grupo B. Azarías Londoño marcou para a equipe equatoriana, mas Matheuzinho deixou tudo igual para o time baiano.
Com a igualdade, o Rubro-Negro anota seu primeiro ponto na tabela de classificação da chave, assim como a equipe equatoriana.
O Vitória volta a jogar pelo torneio continental na próxima quinta (10), às 19h no horário de Brasília, contra o Defensa y Justicia, na Argentina, pela segunda rodada. Mas antes disso, o Leão enfrenta o Flamengo, no domingo (6), às 18h30, novamente no Barradão, pela segunda jornada do Campeonato Brasileiro.
Primeiro tempo
Dono da casa, o Vitória começou mais agressivo e partindo para cima do adversário. No entanto, apesar de chegar no campo equatoriano, faltou mais calma ao Leão para sair na frente do placar. Enquanto o Universidad não teve qualidade para responder e assustar o time baiano. A melhor ação dos equatorianos aconteceu aos oito minutos na falha de Cáceres que acabou desarmado, Ismael Díaz recebeu na meia-lua e bateu colocado, mandando perto da meta de Lucas Arcanjo. Aos 30, a bola sobrou para Matheuzinho, que se preparou para encher o pé, após rebatida da defesa, mas Janderson dominou, cortou e chutou em cima da zaga.
Segundo tempo
O Vitória voltou dos vestiários com Willian Oliveira no lugar de Ricardo Ryller. Logo aos três minutos, o Leão criou uma chance clara com Gustavo Mosquito que arrancou pela direita e bateu cruzado, mas Lara se esticou e defendeu com o pé. Dois minutos depois, o camisa 7 passou de cavadinha para Cáceres dentro da área, que dominou no peito e chutou, mas a arbitragem assinalou falta de ataque.
Londoño abre o placar para o Universidad
O Universidad abriu o placar com Azarías Londoño aos oito minutos. Cáceres perdeu a bola, ninguém conseguiu cortar e a bola chega na direita para o camisa 9 que finalizou na saída de Lucas Arcanjo para estufar as redes. Vitória 0x1 Universidad Católica
O Rubro-Negro ficou com um jogador a mais aos 18 minutos com a expulsão de Luis Castillo, que recebeu o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho. O Leão tentou aos 24 minutos no chute de fora da área de Carlinhos, a bola desviou e foi para escanteio. Mas antes de autorizar a cobrança, o jogo foi paralisado para o VAR analisar o lance para ver se houve um possível toque de mão de um jogador da equipe equatoriana. Após rever as imagens, o árbitro José Cabero assinalou a penalidade máxima aos 28.
Matheuzinho empata para o Leão
O Vitória chegou ao empate com Matheuzinho aos 30 minutos. O camisa 30 cobrou o pênalti com categoria e acertou a bochecha da rede. Vitória 1x1 Universidad Católica
Apesar da vantagem numérica no gramado, Lucas Arcanjo salvou o Leão ao defender o chute à queima roupa de Londoño aos 39 minutos. Os equatorianos colocaram pressão e no mesmo minuto, o mesmo camisa 9 puxou o contra-ataque pela direita e tocou para Ismael Díaz, que estava livre do outro lado, dominou e finalizou sozinho, mas mandou para fora. Aos 41, Fabri finalizou desequilibrado e a bola desviou na defesa.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1x1 Universidad Católica (EQU)
Copa Sul-Americana - 1ª rodada Grupo B
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 02/04/2025 (quarta-feira)
Horário: 21h30 no horário de Brasília
Árbitro: José Cabero (CHI)
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina (ambos do CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Cartões amarelos: Lucas Braga (Vitória) / Gregori Anangonó, Luis Castillo, duas vezes, Jerónimo Cacciabue, Johan Lara (UniversidadCatólica)
Cartão vermelho: Luis Castillo (Universidad Católica)
Gols: Matheuzinho (Vitória) / Azarías Londoño (Universidad Católica)
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos (Léo Pereira) e Hugo; Ricardo Ryller (Willian Oliveira), Baralhas e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Erick), Lucas Braga (Carlinhos) e Janderson (Fabri). Técnico: Thiago Carpini.
Universidad Católica: Johan Lara; Gregori Anangonó, Luis Cangá, Carlos Medina e Luis Castillo; Luis Moreno, Jerónimo Cacciabue (Emiliano Clavijo), Daykol Romero, Mauro Díaz (Jhon Chancellor) e Ismael Díaz; Azarias Londoño. Técnico: Diego Martínez.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.