Esportes
Bahia bate o Porto e conquista o primeiro triunfo no Campeonato Baiano
Tricolor venceu o time de Porto Seguro por 2 a 0, com gols de Everaldo e Erick, na Fonte Nova
Foto: Catarina Brandão/EC Bahia
Com o time principal, o Bahia conquistou o primeiro triunfo no Campeonato Baiano 2025. Na tarde deste domingo (26), o Tricolor bateu o Porto por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela quarta rodada. Com um gol em cada tempo, Everaldo e Erick construíram o placar para os donos da casa.
Com o resultado positivo, o Esquadrão de Aço somou cinco pontos e saltou para o terceiro lugar na tabela de classificação, mesma pontuação do Jacuipense, que é o quarto, mas joga contra a Juazeirense, sétima com quatro, neste domingo, logo mais às 18h30, no Carneirão, no complemento da rodada. Estacionado nos cinco, o Porto caiu para a sexta posição.
O Bahia volta ao gramado na próxima quarta-feira (29), às 19h15, na visita ao Jequié, no Waldomirão, pela quinta rodada. Enquanto o Porto joga no dia seguinte, quinta (30), no mesmo horário, contra a Juazeirense, no Estádio Adauto Moraes.
Primeiro tempo
Logo no primeiro minuto, o Bahia chegou com perigo no ataque. Pulga fez fila, invadiu a área e deixou com Cauly que penetrou e finalizou para a defesa de Patyego. O Porto respondeu aos sete em jogada construída pela direita, Luan tocou para Napão que bateu cruzado e Marcos Felipe fez a defesa. O jogo seguiu com amplo domínio do Tricolor fazendo a bola no campo adversário, mas sem conseguir uma infiltração para levar perigo ao gol dos visitantes.
Everaldo abre o placar para o Tricolor
O Bahia abriu o placar com Everaldo aos 38 minutos. Gilberto fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça do camisa 9 que testou para o fundo das redes. Bahia 1x0 Porto
O Porto respondeu aos 44 numa cobrança de falta perigosa de Luan que passou perto da meta de Marcos Felipe e balançou a rede do lado de fora. Na sequência, o time visitante tentou novamente na cobrança de escanteio que Rafael cabeceou para a defesa do arqueiro do Tricolor.
Segundo tempo
O Bahia armou boa jogada ofensiva aos três minutos, mas Pulga finalizou fraco para a defesa de Patyego. Aos cinco, Everton Ribeiro soltou a bomba da entrada da área, mas o goleiro do Porto fez grande defesa e evitou o segundo gol. Dois minutos depois foi a vez de Everaldo desperdiçar boa chance ao cabecear para fora a levantada por Everton Ribeiro a partir da cobrança de falta. Aos oito, Acevedo arriscou de fora da área, mas o arqueiro adversário encaixou. O Porto respondeu aos nove com Luan que perdeu uma oportunidade e ouro para empatar ao chutar na risca da pequena área, mas Gilberto deu um carrinho providencial e travou a finalização. Aos 20, Everaldo roubou a bola e passou para Everton Ribeiro. O camisa 10 carregou para o meio e entregou para Jean Lucas dentro da área, que finalizou mal e mandou por cima da meta adversária. Ademir desperdiçou outra boa oportunidade ao receber de Gilberto na área e chutou para fora aos 28 minutos. No minuto seguinte, o Porto assustou com Pedro Lima que soltou a bomba de fora da área e a bola passou perto da trave de Marcos Felipe.
Erick amplia para o Tricolor
O Bahia chegou ao segundo com Erick aos 40 minutos. Ademir fez boa jogada pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para o camisa 14 cabecear na pequena área e estufar as redes. Bahia 2x0 Porto
O Tricolor quase marcou o terceiro aos 43, mas Gilberto desperdiçou grande chance ao finalizar para fora o rebote do chute de Biel que bateu na trave.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Porto
Campeonato Baiano - 4ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 26/01/2025 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Josué Reis de Jesus Júnior (CBF)
Assistentes: Daniella Coutinho (Fifa) e Aleq Santana dos Santos Silva (CBF)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro (Bahia) / Gabriel, Luan, Napão, Pedro Lima (Porto)
Gols: Everaldo, Erick (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Marcos Victor (Kauã Davi) e Rezende; Nico Acevedo (Caio Alexandre), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Erick) e Cauly (Ademir); Pulga (Biel) e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Porto: Patyego; Gabriel (Leo Colman), Everthon, Rafael e Pedro Peu; Bruno Sabino (Bruno Ferreira), Pedro Lima e Luan; Diki Santos (Lucas), Caio (Vinicius) e Napão (João Henrique). Técnico: Sandro Duarte.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.