Esportes
Bahia nos Jogos de Paris: Confira baianos que vão disputar medalhas nas Olimpíadas de 2024
Com cinco atletas neste ano, Bahia é destaque histórico no Boxe Olímpico
Foto: COB/Jonne Roriz/Willian Lucas/Jonne Roriz/Wander Roberto/CBF/Thaís Magalhães
A menos de uma semana para as Olimpíadas de Paris, esse assunto não podia ficar de escanteio, até porque a delegação enviada à França neste ano será a maior já convocada para uma edição fora do país. E entre os 276 atletas que vão disputar pelas medalhas, 16 deles são baianos.
Neste ano, os competidores do estado estão distribuídos em seis categorias: Boxe, Canoagem, Ciclismo, Futebol, Maratonas Aquáticas e Natação. Entre os baianos classificados para a maior competição do mundo, alguns já são medalhistas olímpicos e estão entre os favoritos em suas modalidades.
Esse é o caso de Isaquias Queiroz, que vai disputar na canoagem e que este ano também será um dos porta-bandeiras na cerimônia dos Jogos, que acontecerá nesta sexta-feira (26) no Rio Sena. Natural de Ubaitaba, o atleta já soma quatro medalhas olímpicas: duas pratas e um bronze na Rio 2016, um ouro em Tóquio 2020. Em Paris, ele vai atrás do bicampeonato na C1 1000m e tentar também subir ao pódio no C2 500m. Além dele, outros três baianos também disputam na canoagem: Matheus Nunes, Jacky Godmann e Valdenice Conceição.
Também medalhista, Ana Marcela Cunha é natural de Salvador e vai em busca de novas medalhas na maratona aquática. Atual medalhista de ouro na competição, ela ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial em fevereiro deste ano e já estava há meses com a vaga garantida nas Olimpíadas. Esta será a sua quarta participação em Jogos Olímpico. Ela esteve presente em Pequim-2008, Rio-2016 e Tóquio-2020. Na última, levou para casa a medalha de ouro.
A Bahia também é destaque no boxe. Historicamente, o estado é responsável por metade das medalhas olímpicas conquistadas pelo país no esporte. Um dos destaques deste ano é Bia Ferreira (60kg), que obteve a medalha de prata da edição de Tóquio, em 2021. A atleta também é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2019 e 2023) e bicampeã do mundial amador (2019 e 2022). Pelo boxe, também vão competir Tatiana Chagas (54kg), Bárbara Santos (66kg), Wanderley Pereira (80kg) e Keno Marley (92kg).
Além desses atletas também irão competir no ciclismo Paola Reis e Ulan Galinksi. Ele é natural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, e vem ganhando destaque no MTB (Mountain Bike). No Futebol, irá Rafaelle Souza (zagueira), e na natação os representantes da Bahia são os atletas Guilherme Caribé e Breno Correia.
Confira a lista completa dos baianos nas Olimpíadas de Paris:
Boxe
Tatiana Chagas – 54Kg;
Beatriz Ferreira – 60Kg;
Bárbara Santos – 66Kg;
Wanderley Pereira – 80Kg;
Keno Marley – 92Kg
Canoagem
Isaquias Queiroz;
Matheus Nunes;
Jacky Godmann;
Valdenice Conceição.
Ciclismo
Paola Reis;
Ulan Galinksi.
Futebol
Rafaelle Souza (zagueira).
Maratonas Aquáticas:
Ana Marcela Cunha.
Natação
Guilherme Caribé;
Breno Correia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.