Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 29 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia bate o Vasco, mantém 100% na Fonte Nova e segue firme no G-4 do Brasileirão

Esportes

Bahia bate o Vasco, mantém 100% na Fonte Nova e segue firme no G-4 do Brasileirão

Thaciano e Estupiñan marcaram para o Tricolor; Paulo Henrique fez para o Cruz-Maltino; Com o 2 x 1, Esquadrão foi a 24 pontos e pulou para a vice-liderança

Bahia bate o Vasco, mantém 100% na Fonte Nova e segue firme no G-4 do Brasileirão

Foto: Divulgação/EC Bahia

Por: José Gabriel no dia 26 de junho de 2024 às 23:27

Atualizado: no dia 26 de junho de 2024 às 23:46

100% de aproveitamento! O Bahia venceu o Vasco por 2 x 1 nesta quarta-feira (26) e emplacou o sexto triunfo consecutivo em casa pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado na 12ª rodada, o Tricolor foi a 24 pontos e segue firme no G-4, na vice-liderança. Dessa vez, o que separa a equipe baiana do líder Flamengo são apenas dois gols de saldo.

Embalados após golear no último confronto, o Esquadrão se impôs com facilidade e abriu o placar com Thaciano logo aos seis minutos. Porém, o Cruz-Maltino também foi eficiente e deixou tudo igual no marcador com gol de Paulo Henrique.

Na segunda etapa, o Bahia seguiu dominante e tudo ficou mais fácil quando David foi expulso após receber o segundo amarelo e deixar o time carioca em desvantagem numérica. No fim, Biel cruzou rasteiro e Estupiñan fez a alegria dos mais de 38 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova.

O Tricolor baiano volta a jogar no próximo domingo (30) contra o São Paulo. As equipes se enfrentam às 16h, no Morumbis, pela 13ª rodada do Brasileirão.

O JOGO

Primeiro tempo

O Bahia se impôs com facilidade, mas o Vasco também foi eficiente. Na Arena Fonte Nova, o Esquadrão manteve o ímpeto de sempre e logo aos seis minutos, Thaciano abriu o placar em chute de fora da área. O atacante quase marcou novamente, porém o goleiro Léo Jardim levou a melhor. Já o Cruz-Maltino aproveitou o contra-ataque e empatou a partida com gol de Paulo Henrique. Como de praxe, o Tricolor não sentiu o baque e continuou dominando as ações no jogo e empilhou oportunidades perdidas - Cauly teve as melhores chances, mas parou no travessão e também na falta de pontaria. No fim, Gilberto também tentou, porém, mandou para fora. 

Gol do Bahia! Logo aos seis minutos, Thaciano recebeu na intermediária pela ponta e foi avançando em direção à área. Antes de invadir, o atacante bateu firme, a bola ainda desviou na zaga e foi morrer no fundo das redes.

Aos 17, Cauly foi até o fundo e cruzou rasteiro para a área. Thaciano ganhou dividida com a marcação e soltou uma bomba, mas Léo Jardim espalmou.

Empate do Vasco! Aos 19 minutos, Adson puxou contra-ataque e lançou para Paulo Henrique, que finalizou e Marcos Felipe defendeu. Na sequência, o lateral-direito aproveitou cruzamento de Lucas Piton e empatou o jogo.

Na trave! Everton Ribeiro e Gilberto trocaram passes aos 30 e a bola ficou com Cauly. O camisa 8 pegou de primeira e acertou o travessão.

Aos 32 minutos, mais uma jogada entre os meias do Bahia. Everton Ribeiro tocou para Cauly, que dominou e tentou encobrir o goleiro vascaíno, porém mandou por cima da meta.

Incrível! Aos 40, Luciano Juba cruzou da esquerda e Gilberto apareceu livre para completar. O lateral mergulhou de cabeça, mas mandou para fora.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Bahia continuou com volume de jogo e encurralou o Vasco no seu campo de defesa. Tudo ficou mais fácil quando, aos 14 minutos, David recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o time carioca com um jogador a menos. A partir daí, a partida se tornou ataque contra defesa - o Tricolor se lançou à frente e tentou se infiltrar na zaga vascaína de todos os jeitos. No fim, Biel cruzou rasteiro e Estupiñan fez a alegria dos mais de 38 mil torcedores presentes na Arena Fonte Nova.

Inacreditável! Aos nove minutos, Everton Ribeiro fez jogada pela direita, invadiu a área e tocou para Caio Alexandre. O camisa 19 rolou para Jean Lucas, que chegou batendo, mas a bola passou rente à trave esquerda de Léo Jardim.

Expulsão! David recebeu o segundo amarelo após o árbitro entender que o atacante acertou o braço em Gilberto e foi expulso aos 14.

Defesaça! Aos 27 minutos, Biel cruzou pela esquerda, a bola desviou no marcador e sobrou para Estupiñan. O centroavante chutou à queima-roupa e Léo Jardim fez uma grande defesa.

Biel arriscou de longe aos 30 e o goleiro vascaíno defendeu mais uma.

Gol do Bahia! Aos 40 minutos, Biel cruzou rasteiro pela esquerda e Estupiñan completou para balançar as redes e dar o triunfo ao Tricolor. 

FICHA TÉCNICA

Bahia 2 x 1 Vasco
Série A - 12ª rodada
Local:
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 26/06/2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Leandro Matos Feitosa (SP)
Quarto árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)

Gols: Thaciano e Oscar Estupiñan (Bahia) / Paulo Henrique (Vasco)
Cartões amarelos: Adson, David (2x), Mateus Carvalho e Paulo Henrique (Vasco)
Cartão vermelho: David (Vasco) 

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Carlos de Pena), Everton Ribeiro © e Cauly (Biel); Thaciano (Oscar Estupiñan) e Everaldo (Cicinho). Técnico: Rogério Ceni 

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Rayan), Maicon, João Victor e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Zé Gabriel), Hugo Moura (Sforza) e Guilherme Estrella (Puma Rodríguez); David, Adson (Leandrinho) e Vegetti © . Técnico: Rafael Paiva