Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Em noite inspirada de Cauly, Bahia volta a vencer, bate o América-MG e respira fora do Z-4

Esportes

Em noite inspirada de Cauly, Bahia volta a vencer, bate o América-MG e respira fora do Z-4

Partida terminou em 3 x 1 na Arena Fonte Nova, com gols de Everaldo, Cauly e Rafael Ratão; Mastriani descontou para o Coelho

Em noite inspirada de Cauly, Bahia volta a vencer, bate o América-MG e respira fora do Z-4

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Por: Marina Aragão no dia 06 de agosto de 2023 às 20:33

Atualizado: no dia 06 de agosto de 2023 às 21:19

Em confronto direto na briga para fugir da degola, o Bahia reencontrou o caminho dos triunfos depois de seis jogos sem vencer na Série A. O Tricolor bateu o lanterna, América-MG, por 3 x 1, e saiu da zona de rebaixamento com o fim da 18ª rodada.

Após Everaldo balançar as redes num primeiro tempo de muito ímpeto ofensivo do Esquadrão, o Coelho - que teve um jogador expulso - chegou a esfriar o clima após Mastriani empatar no começo da segunda etapa, em falha da defesa tricolor. O maestro Cauly, porém, comandou a vitória do Bahia com um gol e um passe para Rafael Ratão garantir os três pontos dos donos da casa, na Arena Fonte Nova.

O Tricolor foi a 18 com o resultado positivo e subiu para a 16ª colocação. A pontuação é a mesma do Santos - primeiro time da zona de rebaixamento -, que perde no saldo de gols. 

O Bahia terá uma semana de preparação até o próximo compromisso. Às 11h de domingo (13), o Tricolor visita o Atlético-MG no Estádio Mineirão, pela 19ª rodada - a última do primeiro turno do campeonato. 

O JOGO

Primeiro tempo

Cheio de apetite, o Bahia começou a partida com muito ímpeto ofensivo. Na pressão sobre o América-MG, as principais jogadas do Tricolor vinham do lado direito, passando pelos pés de Ademir aberto na ponta. Destaque também para Cauly, fundamental na construção das jogadas de ataque. A primeira chegada do Coelho só veio após os 15 minutos, para boa defesa de Marcos Felipe. O Bahia criou momentos perigosos, mas ficou devendo no último passe ou na finalização certeira até os 25. Porém, apesar da frequência na lateral direita, a melhor jogada veio pelo lado esquerdo. Após caneta de Cándido, Everaldo bateu colocado para abrir o placar para o time baiano. O Bahia não se deu por satisfeito e continuou rondando a área adversária - a primeira etapa, no entanto, terminou no 1 x 0.

Cauly recebeu e arriscou de fora da área aos 15. Pasinato fez a defesa. Em seguida, Felipe Azevedo finalizou de primeira, dentro da área. Marcos Felipe saltou para evitar o gol do América-MG.

Aos 23, Ademir colocou na frente pelo lado direito, foi até à linha de fundo, cruzou para trás e Rafael Ratão chegou batendo de primeira por cima do gol de Pasinato.

Dois minutos depois, Camilo Cándido fez linda jogada pela esquerda, com direito à caneta, tocou para trás e Everaldo deu um tapinha de qualidade para abrir o placar para o Tricolor.

Aos 37, Cauly fez boa jogada pela direita, cruzou na área. Everaldo dominou e soltou uma bomba por cima do travessão do América-MG.

Quase o segundo de Everaldo aos 42. Cauly cruzou na área, o camisa 9 dominou e finalizou com desvio da defesa mineira. A bola passou rente à trave esquerda de Pasinato.

Segundo tempo

O Bahia voltou do intervalo em busca do segundo gol. Com intensidade, o time baiano já chegou com perigo logo no primeiro minuto de jogo. O balde de água fria, porém, veio aos seis. A defesa tricolor deixou Mastriani sozinho para cabecear dentro da área e empatar o marcador na Fonte Nova. Sem tempo para desânimo, os donos da casa mantiveram a ofensividade e Cauly mostrou suas credenciais - o camisa 8 fez bela jogada e marcou o segundo dos baianos. Antes dos 20, o Tricolor ainda conseguiu a superioridade numérica após o América-MG perder um jogador pelo segundo cartão amarelo. Inspirado, Cauly deu bela assistência para Ratão ampliar o placar. O ritmo diminuiu na reta final, mas o mandante manteve a pressão até o apito do árbitro.  

No primeiro minutos, Cauly recebeu dentro da área e finalizou em cima da defesa. Escanteio para o Bahia.

Aos seis, Benítez cobrou falta e Mastriani, sozinho dentro da pequena área, testou para baixo e empatou o marcador na Fonte Nova. Após longa revisão do VAR, o gol foi confirmado.

Cauly recebeu de Rezende no meio aos 14 e arrancou com liberdade. O camisa 8 finalizou cruzado e rasteiro no cantinho esquerdo do goleiro do América-MG para colocar o Bahia na frente do placar novamente. 

Aos 23, Cauly invadiu a área e passou para Rafael Ratão. O camisa 11 dominou e chutou para fazer o terceiro do Bahia. A arbitragem chegou a invalidar o gol por impedimento, mas o VAR revisou e confirmou a posição legal do atacante.

FICHA TÉCNICA

Bahia 3 x 1 América-MG
Série A - 18ª rodada
Local:
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 06/08/2023 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Daniel Luís Marques (SP)
Quarto árbitro: Josué Reis de Jesus Junior (BA)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)

Gols: Everaldo, Cauly, Rafael Ratão (Bahia) / Mastriani (América-MG)
Cartões amarelos: Ademir, Jacaré, Léo Cittadini, Vitor Hugo (Bahia) / Burgos (2x), Mastriani, Benítez, Juninho (América-MG)
Cartão vermelho: Burgos

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Kanu ©, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Matheus Bahia); Rezende, Thaciano (Yago Felipe) e Cauly; Ademir (Jacaré), Rafael Ratão (Léo Cittadini) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva

América-MG: Mateus Pasinato; Daniel Borges (Rodriguinho), Burgos, Éder e Nicolas; Javier Méndez (Iago Maidana), Juninho © e Martinez; Felipe Azevedo (Benítez), Pedrinho (Everaldo Jr.) e Mastriani (Paulinho Bóia). Técnico: Vagner Mancini