
Economia
Tarifas de Trump podem acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex
Líderes europeus já sinalizaram que irão acelerar o processo de aprovação, consequência direta das novas tarifas

Foto: Robson Moura/TV Brasil
O tarifaço anunciado pelos Estados Unidos pode acelerar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. Ele afirmou que, caso as medidas sejam implementadas, a pressão dos Estados Unidos sobre o comércio global pode acelerar a validação do acordo. Líderes europeus já sinalizaram que irão acelerar o processo de aprovação, uma consequência direta das novas tarifas.
Viana destacou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos abrirão novas possibilidades comerciais, mas também trarão desafios. “Eu não consigo enxergar vantagem nenhuma quando o mundo pode piorar a sua relação comercial. Foram os Estados Unidos que introduziram no mundo, há décadas, a ideia do livre mercado, dos conglomerados, dos acordos comerciais, foram eles que fizeram, dizendo que isso era melhor para o mundo. E, de fato, para o mundo ficar mais pacífico, você tem que ter um mundo mais transacional entre os países”, afirmou.
Ele alertou para os riscos envolvidos e sugeriu que esse movimento pode marcar o início de uma nova era nas relações internacionais, com foco maior na China. As tarifas variam de 10% para países da América Latina a 30% para países asiáticos, refletindo as prioridades dos EUA.
Apesar de reconhecer que o Brasil pode atrair mais investimentos, Viana afirmou que o tarifaço não trará benefícios para o comércio global. Para ele, a instabilidade criada por essas medidas afetará negativamente todos os países, inclusive o Brasil. Viana enfatizou que um mundo em conflito comercial não é favorável para ninguém.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.