
Economia
Projeto que amplia isenção do Imposto de Renda deve ser votado no segundo semestre, diz Motta
O relator do projeto é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que ainda apresentará o calendário de votação do texto

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) informou que o projeto que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda só deve ser votado no segundo semestre deste ano. O relator do projeto é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que ainda apresentará o calendário de votação do texto.
“Penso que talvez fique para a Câmara votar após o recesso, já no segundo semestre. Não acredito que a Câmara vote isso antes do segundo semestre porque é uma medida que tem um impacto muito grande, dependendo de como ela vai ser construída, para a nossa economia”, disse em evento com empresários.
Segundo Motta, a comissão especial responsável por analisar a proposta deve ser instalada na próxima semana. O líder da casa afirmou ainda que o texto deve sofrer alterações e defendeu a forma “menos danosa” para viabilizar a medida.
Ainda de acordo com Motta, conforme as alterações no projeto, a proposta deverá ser aprovada até setembro ou até dezembro no Congresso. Isso porque a Constituição prevê regras sobre a chamada “noventena”, prazo de carência de noventa dias para entrada em vigor de determinadas medidas.
“Se for para trabalhar com a noventena, aí temos que trabalhar com a realidade de até o final de setembro [fazer] a votação. Se for trabalhar com a questão da anualidade, daquilo que vai ser alterado, trabalhamos com a realidade de dezembro”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.