Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Antecipação do 13º para aposentados não ocorrerá em abril, diz Tebet

Economia

Antecipação do 13º para aposentados não ocorrerá em abril, diz Tebet

Tradicionalmente, os valores são depositados somente no segundo semestre

Antecipação do 13º para aposentados não ocorrerá em abril, diz Tebet

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de abril de 2025 às 11:25

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, informou nesta quarta-feira (2) que uma eventual antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas não será concedida em abril.

Segundo a titular da pasta, caso a antecipação seja autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela deve ocorrer entre maio a junho. 

"No mês de abril, é inviável. Nós temos as dificuldades. Todos os últimos anos foram maio e junho. Então, se houver essa decisão agora do presidente [Lula], nós estamos preparados para atendê-lo em relação a isso. De novo, acho que é o presidente que tem que anunciar essa antecipação. O próprio ministro do Trabalho, enfim, do próprio INSS, o ministro da Previdência. Eu deixo para eles esse anúncio, essa possível boa notícia", declarou.

Tradicionalmente, os valores são depositados somente no segundo semestre. Em 2023, os pagamentos aconteceram em maio e junho. No ano passado, foram feitos em abril e maio. Terão direito ao abono pessoas que, em 2025, receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.