Economia
Projeto que amplia isenção do Imposto de Renda deve ser votado no segundo semestre, diz Motta

Crédito oferece condições mais vantajosas em comparação com os juros praticados pelo mercado
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A partir desta sexta-feira (21), 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada poderão acessar a nova linha de crédito consignado criada pelo governo, chamada de "Crédito do Trabalhador". Esse crédito oferece condições mais vantajosas em comparação com os juros praticados pelo mercado, com a garantia do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O valor das parcelas será descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, por meio do eSocial, respeitando o limite de 35% da renda mensal para consignação.
Para acessar o crédito, os trabalhadores devem utilizar a Carteira de Trabalho Digital, onde poderão autorizar as instituições financeiras habilitadas a acessar dados como nome, CPF, margem consignável e tempo de vínculo empregatício, garantindo a proteção de seus dados pessoais conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A partir de 25 de abril, aqueles que já possuem empréstimos com desconto em folha poderão solicitar a migração para esse novo modelo de crédito. Se desejarem fazer a portabilidade do crédito para outro banco, terão que aguardar até 6 de junho, quando será possível realizar a solicitação diretamente pelos canais eletrônicos dos bancos. Mais de 80 instituições financeiras estão autorizadas a operar esse modelo, incluindo as que já oferecem o consignado para beneficiários do INSS.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.