Economia
Economia
Analistas afirmam que Brasil deve perder 1 milhão de vagas com carteira em 2015
Os números divultados pelo Ministério do Trabalho e Emprego desanimaram os principais analistas econômicos. Com a recessão econômica ameaçando o mercado de trabalho, a geração de empregos dos últimos anos deu lugar a demissões em massa. Nos últimos quatro anos, 4,9 milhões de postos formais foram criados, mas nos cinco primeiros meses de 2015, 243.948 pessoas já foram dispensadas, segundo dados do MTE. [Leia mais...]
Foto: Reprodução
Os números divultados pelo Ministério do Trabalho e Emprego desanimaram os principais analistas econômicos. Com a recessão econômica ameaçando o mercado de trabalho, a geração de empregos dos últimos anos deu lugar a demissões em massa. Nos últimos quatro anos, 4,9 milhões de postos formais foram criados, mas nos cinco primeiros meses de 2015, 243.948 pessoas já foram dispensadas, segundo dados do MTE. Analistas temem uma aceleração do nível de desemprego a partir de junho, o que resultará no fechamento de 1 milhão de vagas com carteira assinada até dezembro.
De acordo com Rodolfo Peres Torelly, ex-diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o ritmo de admissões não aumentou como o esperado. "Todos os indicadores apontam que o desemprego aumentará e, para piorar, os com carteira assinada vão diminuir significativamente", disse ele. Os analistas mais pessimistas acreditam que a taxa de desocupação ultrapassará os 10% em 2016. Para piorar, o rendimento médio real dos assalariados também apresenta queda.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.