Economia
Reunião do Copom: mercado financeiro projeta nova elevação na Selic
Copom se reúne nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) sob pressão do dólar e da inflação
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reunirá nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06) para definir a próxima taxa de juros básica do pais, a Selic. Com a alta da inflação, do dólar, e do mercado de trabalho o cenário é desafiador. Atualmente a taxa está em 10,75% ao ano. O mercado financeiro projeta nova elevação na Selic em 0,50 ponto percentual (p.p).
Caso a elevação de 0,50 p.p. seja aprovada, a Selic voltará ao patamar de janeiro, de 11,25% ao ano, época em que o Copom seguia fazendo cortes. Em 2024, a redução dos juros só foi interrompida em 19 de junho, quando se manteve estável em 10,50% ao ano.
A inflação no Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula 4,42% nos últimos 12 meses até setembro, aproximando-se do limite da meta de 4,5%, enquanto a previsão para 2024 é de 4,59%, segundo o relatório Focus. O dólar fechou em R$ 5,86, impulsionado pela incerteza sobre as políticas de revisão de gastos do governo. No mercado de trabalho, a taxa de desemprego caiu para 6,4% e o país criou quase 2 milhões de empregos em 2024, aquecendo o setor e exigindo atenção às políticas monetárias para evitar pressões inflacionárias de longo prazo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.