Economia
Banco Central reduz Selic pela primeira vez em três anos e taxa cai para 13,25%
Decisão foi tomada pelo Banco Central nesta quarta-feira (2); Copom avaliou que ambiente econômico do país melhorou
Foto: Raphael Ribeiro/Banco Central
O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (2), reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira. Assim, a autoridade ligada ao Banco Central decretou a Selic em 13,25%, o que representa a primeira queda na taxa dos últimos três anos.
A redução foi maior ante a programada pela maioria dos institutos de economia, que previa o valor em 13,50%. A decisão entre definir a taxa em 13,25% foi por apenas um voto, sendo o decisivo emitido pelo próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto. O representante da entidade é sempre o último a se manifestar.
“O Copom avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual nesta reunião em função da melhora do quadro inflacionário, reforçando, no entanto, o firme objetivo de manter uma política monetária contracionista para a reancoragem das expectativas e a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante”, diz o comunicado.
O Copom embasou a decisão na melhora do quadro inflacionário. Além disso, o ambiente econômico foi considerado seguro pelos economistas após o andamento das matérias tributárias no Congresso Nacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.