![O Auto da Compadecida 2 chega à marca de 4 milhões de espectadores](https://api.metro1.com.br/noticias/161230,o-auto-da-compadecida-2-chega-a-marca-de-4-milhoes-de-espectadores-3.jpg)
Cultura
"Anora" leva prêmios dos sindicatos dos diretores e produtores e se fortalece na disputa pelo Oscar
Filme de Sean Baker despontou, neste final de semana, como favorito à estatueta após vitória no PGA e no DGA
!["Anora" leva prêmios dos sindicatos dos diretores e produtores e se fortalece na disputa pelo Oscar](https://api.metro1.com.br/noticias/161226,anora-leva-premios-dos-sindicatos-dos-diretores-e-produtores-e-se-fortalece-na-disputa-pelo-oscar-3.jpg)
Foto: Reprodução
"Anora" ganhou o prêmio de melhor filme do Sindicato de Diretores (DGA) e Produtores (PGA) de Hollywood no sábado (8), tornando-se um favorito ao Oscar. O longa, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes em maio, também levou o Critics' Choice Awards na sexta-feira (7), aumentando suas chances de conquistar a premiação em 2 de março.
Os prêmios do PGA são dados desde 1989. Em suas 36 edições, o grande vencedor coincidiu com a escolha da Academia em 26 ocasiões. Nesta edição, oito dos dez indicados ao PGA são os mesmos que disputam o Oscar de melhor filme, entre eles "Emilia Pérez", "O Brutalista", "Conclave", "Um Completo Desconhecido", "A Substância" e "Wicked". O DGA, bem mais antigo, é entregue desde 1948, e com uma frequência de acerto melhor. De lá para cá, errou apenas oito vezes, a mais recente sendo com o Oscar a Bong Joon-ho, de "Parasita", enquanto o sindicato preferiu Sam Mendes, de "1917".
O brasileiro "Ainda Estou Aqui" não estava na disputa, o que não anula suas chances de vitória no Oscar. Filmes como o sul-coreano "Parasita", "Moonlight: Sob a Luz do Luar" e "Spotlight: Segredos Revelados" foram alguns dos filmes recentes que venceram o Oscar, mas não o PGA.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.