Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Ministra Margareth Menezes assina acordo de cooperação Brasil-França para o audiovisual

Cultura

Ministra Margareth Menezes assina acordo de cooperação Brasil-França para o audiovisual

A baiana adiantou ainda que outros acordos internacionais estão sendo costurados, com países como a China

Ministra Margareth Menezes assina acordo de cooperação Brasil-França para o audiovisual

Foto: Filipe Araújo/ MinC

Por: Metro1 no dia 04 de outubro de 2024 às 07:20

Atualizado: no dia 04 de outubro de 2024 às 09:25

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinou nesta quinta-feira (3) um acordo bilateral de cooperação audiovisual entre Brasil e França. A cerimônia se deu no Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, durante as atividades do RioMarket, evento de negócios do Festival do Rio, que teve também as presenças do diretor de assuntos europeus e internacionais do CNC (Centre National du Cinéma et de L'image Animée), Jérémie Kessler, da secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, do cônsul geral da França no Rio, Gérard Maréchal, e do diretor-presidente da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Alex Braga.

Como parte das ações do Ano França-Brasil 2025, o acordo visa promover obras brasileiras no país europeu e vice-versa, e também troca de conhecimentos relacionados à educação no campo cinematográfico e audiovisual e de políticas públicas, bem como ações para preservação, conservação e restauração de obras.

A parceria foi iniciada no Festival de Cannes do ano passado, em encontros entre Joelma e Kessler. Durante o evento, a Margareth destacou importância dessa parceria. "O cinema brasileiro está abrindo portas importantes, com demandas internacionais positivas", disse. 

E prosseguiu: "Além de mais acolhimento para as nossas produções, vamos poder conhecer mais do exemplo francês em temas como a regulação de mercado, como o VoD [vídeo sob demanda, como as produções nacionais exibidas em plataformas de streaming]". 

A ministra adiantou ainda que outros acordos internacionais estão sendo costurados, com países como a China.