Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 15 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Devotos celebram Dia de Santa Luzia nesta sexta-feira; confira detalhes das festas populares de Salvador

Cultura

Devotos celebram Dia de Santa Luzia nesta sexta-feira; confira detalhes das festas populares de Salvador

O Metro1 fez um roteiro das festas populares do calendário de verão de Salvador; confira

Devotos celebram Dia de Santa Luzia nesta sexta-feira; confira detalhes das festas populares de Salvador

Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Por: Liven Paula no dia 13 de dezembro de 2024 às 07:49

Atualizado: no dia 13 de dezembro de 2024 às 10:10

Mal começou dezembro e já se foram três festas religiosas. Depois de Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta sexta-feira (13) é comemorado o Dia de Santa Luzia, a protetora dos olhos. 

A padroeira dos oftalmologistas será homenageada na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no bairro Comércio. A programação contará com Celebrações Eucarísticas às 6h, às 8h, às 15h e às 17h. O ponto alto dos festejos, no entanto, é a Missa Solene que acontecerá às 10h, seguida de procissão pelas principais ruas do bairro.

Outras seis datas ainda ainda marcam o calendário até o Carnaval. O Metro1 fez um roteiro para você se preparar e aproveitar cada uma delas. 

13 de dezembro - Santa Luzia: O último festejo antes da virada do ano é a homenagem à protetora dos olhos, Santa Luzia. As homenagens acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, com missas e uma procissão. 

31 de dezembro -  Nossa Senhora da Boa Viagem: Os devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem encerram o ano no mar, em uma procissão marítima do Largo da Boa Viagem à Basílica da Conceição da Praia. No dia seguinte há uma outra procissão, com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos.

6 de janeiro - Dia de Reis: Seis de janeiro é dia de desmontar a árvore de natal e marcar presença na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, para festejar a Festa Folia de Reis. Na verdade, os festejos começam na véspera, desde a noite do dia 5, e as missas seguem ao longo de todo o dia 6. Há ainda o desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha e grupos de fiéis se apresentando com música diante de presépios. 

16 de janeiro - Lavagem do Bonfim: Uma das festas mais populares da Bahia, a Lavagem do Bonfim acontece todo ano na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis. Em 2025, cairá no dia 16 de janeiro. É no calor, fé e axé que milhares de pessoas fazem a caminhada de mais de 6 km de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim. A festa começa com o lado sagrado, em um culto Ecumênico na Igreja da Conceição da Praia, e termina com o profano após os compromissos religiosos.

27 de janeiro - São Lázaro: O mês de janeiro chega ao fim com o banho de pipoca nas escadarias da Igreja de São Lázaro. Na capital baiana, o dia do santo é celebrado no último domingo do mês, em 2025 cairá no dia 26. Os festejos contam com celebração na Igreja de São Lázaro, na Federação e procissão pelo bairro. 

2 de fevereiro - Festa de Iemanjá: No dia 2 de fevereiro, é vez de separar tudo que você tem das cores azul e branca, porque o Rio Vermelho se enche dessas tonalidades, seja nas flores ou nas roupas, para saudar a rainha do mar, Yemanjá. Para os baianos mais ansiosos, as celebrações já começaram na noite do dia primeiro, lotando as ruas do bairro.

20 de fevereiro - Lavagem de Itapuã: Na boca do Carnaval, mais especificamente na quinta-feira anterior à folia, acontece a secular Lavagem de Itapuã. Neste ano, vai ser realizada no dia 20 de fevereiro. A festa costuma começar já na madrugada, com moradores saindo pelo bairro convidando a comunidade a participar. Há ainda, na programação, missas, cortejos e café da manhã.

Na semana seguinte, o baiano já cai na folia, que neste ano deve começar oficialmente na quinta-feira do dia 27 de fevereiro e, como dizem os baianos, só depois disso o ano começa de verdade.