Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Nome marcante do Cinema Novo, Paulo César Pereio morre aos 83 anos

Cultura

Nome marcante do Cinema Novo, Paulo César Pereio morre aos 83 anos

Pereio fez mais de 60 filmes e dezenas de novelas na carreira

Nome marcante do Cinema Novo,  Paulo César Pereio morre aos 83 anos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de maio de 2024 às 20:07

Aos 83 anos, morreu neste domingo (12) o ator e diretor Paulo César Pereio. Ele tratava uma doença hepática em estágio avançado e foi levado durante a madrugada para um hospital no Rio de Janeiro. 

Um dos ícones na história do cinema brasileiro, Pereio morava no Retiro dos Artistas desde 2020. A confirmação de sua morte foi dada pelo ator Stepan Nercessian, que administra a instituição. 

Pereio era natural de Alegrete,  o Rio Grande do Sul. Com mais de 60 filmes e dezenas de novelas na carreira - como Gabriela, Roque Santeiro e A Viagem -, ele era um dos principais nomes do Cinema Novo, movimento brasileiro dos anos 1960, que trouxe uma cinematografia mais realista e crítica à sociedade brasileira.

Pereio começou no cinema em 1964, com o filme “Os Fuzis”, dirigido por Ruy Guerra, mas despontou em 1975, no filme “As Aventuras Amorosas de um Padeiro”, quando chegou a receber o Kikito de “Melhor Ator Coadjuvante” no Festival de Gramado.

O ator era conhecido por sua personalidade rebelde e imprevisível, que foi retratada no documentário “Pereio, eu te odeio” (2023), dirigido por Tasso Dourado e Allan Sieber. Ele foi casado por cerca de 15 anos com a atriz e apresentadora Cissa Guimarães, relacionamento que deu origem a dois filhos e é retratado no documentário.