
Cultura
'Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor': documentário estreia hoje nos cinemas
Filme de estreia de Alfredo Manevy, o longa tem depoimentos de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares

Foto: Divulgação
Estreia nesta quinta (14), nos cinemas de todo o país, o documentário "Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, filme de estreia do diretor Alfredo Manevy. Com depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares, o longa celebra o legado do cantor e compositor gaúcho autor de clássicos como "Vingança", "Felicidade" e "Loucura".
Entre outros episódios da vida de Lupi, o documentário desdobra a história da música “Se Acaso Você Chegasse”, que foi incluida sem crédito de compositor na trilha do filme "Dançarina Loura", um musical de Hollywood, e mais tarde indicada ao Oscar de 1945.
“Lupicínio é o pai da música de sofrência, que se tornou com ele e depois dele um gênero imensamente popular. Não por acaso Lupi atravessa gerações de intérpretes. Não ocultamos as atitudes, letras e emoções dele com as mulheres de sua vida porque isso seria apagar algo da essência de sua musicalidade e da verdade de sua história. Esconder o machismo não nos ajudaria a compreender e refletir as contradições da época. Ali estão misturados a paixão, o romance, a traição e, claro, o machismo daquele período”, diz o diretor Alfredo Manevy.
"Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” foi exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e foi premiado em festivais como FESTin e Fest Aruanda 2022.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.