Cultura
Criador da identidade visual do Ilê Aiyê, J. Cunha prepara livro sobre o Carnaval Negro
A obra foca nos 25 anos de intensa colaboração entre o artista plástico e o bloco afro pioneiro
Foto: Divulgação
O artista plástico J. Cunha, que entre outras coisas é o criador da identidade visual do pioneiro bloco afro Ilê Aiyê, prepara o livro “O Carnaval Negro da Bahia na Produção Artística de J. Cunha”. A obra foca no período de 25 anos de colaboração do criador com a agremiação. E é uma parceria com o curador Danilo Barata, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Em publicação feita no Instagram, J. Cunha mostrou um pouco do processo que chamou de "arqueologia", e que envolve pesquisa direta nos tecidos que criou para o Ilê.
A empreitada, realização da UFRB em parceria com a Fundação Palmares, hoje presidida por João Jorge Rodrigues, do Olodum, também irá reeditar os Cadernos de Educação do Ilê — "que formaram uma geração e continuam como importantes documentos de afirmação da nossa história e ancestralidade".
J. Cunha realizou, no ano passado, a exposição "Uanga", no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), mostra em três atos, com curadoria de Daniel Rangel, que reuniu as mais variadas facetas de seu trabalho. Em 2016, a editora Corrupio lançou o livro "O Universo de J. Cunha", sobre sua obra.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.