
Cultura
Edson Gomes pode receber honraria da Câmara Municipal de Salvador
A medalha da Casa Legislativa é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador, escolhidas pela Mesa Diretora da Câmara

Foto: Reprodução
O cantor Edson Gomes, pode receber a Medalha Thomé de Souza da Câmara Municipal de Salvador (CMS) em breve. Um projeto de resolução que prevê a entrega da honraria ao artista foi apresentada pelo vereador André Fraga (Partido Verde), na semana passada.
A medalha da Casa Legislativa é concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador, escolhidas pela Mesa Diretora da Câmara. Caso seja aprovada, Edson Gomes deve receber a honraria em sessão especial.
O vereador afirmou que a homenagem é em reconhecimento à “notável contribuição” de Edson Gomes para a cultura e a música brasileira, “especialmente no gênero reggae, que ele ajudou a consolidar e popularizar no Brasil a partir da Bahia”.
Nascido no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, Edson Gomes, é dono de canções como ‘Samarina’, ‘Isaac’, ‘O País é Culpado’ e ‘Camelô’, que se tornaram verdadeiros hinos de resistência e consciência social. Com letras que abordam questões sociais, desigualdade, racismo e luta por justiça, Edson Gomes construiu uma obra coerente, engajada e de grande impacto cultural.
Ao longo de sua carreira, o artista lançou discos importantes como ‘Reggae Resistência’ (1988), ‘Recôncavo’ (1990), ‘Campo de Batalha’ (1992), ‘Resgate Fatal’ (1995), ‘Apocalipse’ (1999) e ‘Acorde, Levante, Lute’ (2001). Em 2006, lançou seu primeiro DVD ao vivo, consolidando sua posição como um dos maiores nomes do reggae nacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.