Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 15 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Livro que Gabriel García Márquez pediu para ser queimado, chega às livrarias nesta quarta

Cultura

Livro que Gabriel García Márquez pediu para ser queimado, chega às livrarias nesta quarta

“Em Agosto nos Vemos” foi lançado pelos filhos do escritor, que consideram a obra melhor do que seu pai julgava

Livro que Gabriel García Márquez pediu para ser queimado, chega às livrarias nesta quarta

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 06 de março de 2024 às 11:30

Chega nesta quarta-feira (6) às livrarias do mundo inteiro, o romance “Em Agosto nos Vemos”, obra póstuma e inédita de Gabriel García Márquez (1927-2014), que completaria 97 anos hoje. Póstuma, inédita e, podemos acrescentar (talvez com um pouco de exagero)... maldita! O fato é que a publicação, levada a cabo pelos filhos do Prêmio Nobel colombiano, desobedece a ordem expressa de Gabo, que não queria ver a obra, considerada por ele mal feita, impressa.  

O livro, que pela vontade do autor deveria ser queimado, fecha a trilogia “sobre o amor na idade madura” do escritor, que se iniciou com os romances “Do Amor e Outros Demônios” (1994) e “Memória de Minhas Putas Tristes” (2004). 

"Este é um romance que Gabo abandonou no meio do caminho, depois voltou a ele, até que começou a perder a memória de vez", disse em coletiva de imprensa o cineasta Rodrigo García Barcha, filho do escritor de "Cem Anos de Solidão". E completou: "Ele dizia que o livro não tinha sentido e estava todo bagunçado. Seguimos as suas indicações, mas, quando o lemos [anos depois] nos pareceu que o livro era muito melhor do que recordávamos".

O livro lançado agora por Rodrigo, em acordo com seu irmão Gonzalo, não é fruto de nenhuma pressão editorial, comercial ou institucional, segundo eles mesmos garantem. Para os herdeiros, os problemas de saúde do pai comprometeram também sua capacidade de avaliação, no fim da vida. "Se ao tomar essa decisão [de destruir o livro], ele estivesse em suas melhores faculdades mentais, esta edição certamente não teria existido", disse Rodrigo. 

Editores e herdeiros asseguraram também que a versão deixada por Gabriel García Márquez não sofreu nenhum acréscimo, tendo apenas passado pelo processo normal de edição. Inclusive, as alterações em relação ao original estão detalhadas em um dos textos de apresentação do livro.

“Em Agosto nos Vemos” conta a história de Ana Magdalena, uma mãe de família que viaja todo mês de agosto para visitar o túmulo da mãe. Certa noite, ela cede aos avanços de um homem no bar do hotel em que está hospedada. A partir daí, sua vida muda completamente. A cada mês de agosto, ela escolhe um amante diferente, esquecendo nesses prazeres as “obrigações” com marido e filhos.