
Cultura
Letra inédita de Moraes Moreira é encontrada 23 anos depois
"Samba no Céu" foi feita em homenagem a João Nogueira e Moreira da Silva, que morreram com apenas um dia de diferença

Foto: Divulgação
Uma letra inédita de Moraes Moreira, escrita no ano 2000, foi encontrada agora em um de seus cadernos. "Samba no Céu" imagina o encontro celestial de dois ases do ritmo no Brasil: João Nogueira e Moreira da Silva, mortos com apenas um dia de diferença, o primeiro no dia 5 e o segundo em 6 de junho daquele ano. "O bom malandro Moreira / Se encontrou com João Nogueira / Na subida da ladeira / Que vai dar no céu", inicia o texto.
O manuscrito revela algo do estilo de compor do artista, autor de letras marcantes, como "Chame Gente" e "Pombo Correio". Um dos versos mais inspirados do inédito diz: "Quem sabe sobe, quem não sobe cai".
A música correspondente à letra, no entanto, não foi encontrada. Nem se sabe, por enquanto, se chegou a ser composta. Seria de fato um samba? Samba de breque? Ou se trata de um poema autônomo. Lembrando que Moraes Moreira chegou a lançar livros de literatura de cordel.
"Moraes ainda deve ter muita coisa nesse caderno pra mostrar, ele não parou um só dia de tocar, compor, escrever... Viva Moraes Moreira meu irmão de fé e de filosofia", comentou na publicação, no perfil oficial dedicado à obra do artista, seu amigo e parceiro Armandinho Macedo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.