Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 05 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Revista New Yorker, uma das principais do mundo, publica perfil sobre Caetano Veloso

Cultura

Revista New Yorker, uma das principais do mundo, publica perfil sobre Caetano Veloso

Escrita pelo jornalista Jonathan Blitzer, a reportagem tem como título "Como Caetano Veloso revolucionou o som e a alma do Brasil"

Revista New Yorker, uma das principais do mundo, publica perfil sobre Caetano Veloso

Foto: Reprodução New Yorker

Por: Metro1 no dia 07 de fevereiro de 2022 às 09:55

O cantor e compositor Caetano Veloso é tema de um perfil publicado, nesta segunda-feira (7), na revista New Yorker, uma das principais no gênero de jornalismo literário no mundo. Escrita pelo jornalista Jonathan Blitzer, a reportagem tem como título "Como Caetano Veloso revolucionou o som e a alma do Brasil" e aborda temas como a criação do movimento Tropicalista, a prisão durante o Regime Militar, em 1968, e o consequente exílio para Londres, nos anos seguintes.

Às vésperas de completar 80 anos, Caetano Veloso continua compondo e participando da vida política do país. Ano passado, lançou o álbum 'Meu Coco', com músicas que enaltecem a canção popular brasileira e critica o modelo obscurantista praticado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na reportagem, Blitzer cita a orgem do baiano em Santo Amaro, sua inspiração na bossa de João Gilberto e a quantidade de músicos influenciados por ele, a partir do sucesso nos anos 1960, além da relação com os Doces Bárbaros, com Gil, Maria Bethânia e Gal Costa. 

Em uma das citações do texto da New Yorker, Caetano menciona o poeta James Martins, colaborador do Grupo Metropole. O cantor cita a frase cunhada por James sobre três cidades brasileiras e suas respectivas vocações. "Rio de Janeiro é o Brasil. São Paulo é o mundo. E a Bahia é a Bahia".