Cultura
Nobel de literatura de 2021 é apenas o quarto negro que vence premiação em 120 anos
Já foram premiados 118 escritores, dentre eles apenas três homens e uma mulher negra
Foto: Divulgação
Quantos escritores negros você tem em sua estante? Historicamente, o mercado literário sobreviveu por muitos anos enaltecendo majoritariamente escritores homens brancos. E o Nobel de Literatura, mais importante premiação do segmento, é uma prova disso. Em 120 anos, e com 118 premiados, apenas quatro escritores vencedores do prêmio são negros, incluindo o vencedor deste ano, Abdulrazak Gurnah, nascido na Tanzânia.
Nascido na ilha de Zanzibar e radicado no Reino Unido, as obras de Gurnah voltam-se para a África Ocidental. O escritor é considerado um expoente da literatura pós-colonial.
O comitê do Nobel justificou a escolha de Gurnah "por sua rigorosa e compassiva investigação sobre os efeitos do colonialismo e os destinos dos refugiados na lacuna entre culturas e continentes". Infelizmente, nenhuma de suas obras foi traduzida para o português ainda.
Além de Gurnah, apenas outros três escitores negros levaram o Nobel de Literatura. São eles: o nigeriano Wole Soyinka, em 1986; o caribenho Derek Walcott, em 1992 e a americana Toni Morisson, em 1993.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.