
Cultura
Panorama Internacional Coisa de Cinema homenageia Conceição Senna em edição online
O evento, sediado tradicionalmente no Cine Glauber Rocha, acontece desde 2002 e agrega também a cidade de Cachoeira

Foto: Divulgação
Pela primeira vez em formato online, em razão da pandemia, o Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março e homenageia, nesta 16ª edição, a atriz e documentarista baiana Conceição Senna (1937-2020), uma das pioneiras no cinema nacional.
A programação do festival organizado por Cláudio Marques e Marília Hughes inclui dois filmes especialmente escolhidos para evocar a patrona da edição: o documentário “Brilhante” (2005), dirigido pela própria, e “Abrigo Nuclear” (1981), ficção científica de Roberto Pires, em que Conceição atua. O primeiro aborda a relação criada, ao longo de 25 anos, entre a população de Lençóis e o filme “Diamante Bruto” — obra de Orlando Senna, companheiro de vida da atriz.
“Desbravadora, destemida, Conceição foi uma artista generosa, amorosa, em um tempo em que tudo se mostrava mais complicado de realizar, sobretudo para as mulheres. Graças a mulheres como Conceição é que conseguimos avançar, nos tornar um pouco melhores, com mais esperança na criação de uma sociedade mais bela e equilibrada”, diz Cláudio Marques.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.