Cidade
‘Sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra’, diz Caetano sobre projeto de esgoto
Projeto da Estação Elevatória de Esgoto é da Conder e foi aprovado pelo Inema; Outros artistas se posicionaram contra, como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes
Foto: Reprodução/ Instagram
A luta pelo Parque do Abaeté, ameaçado com uma Estação Elevatória de Esgoto próxima à lagoa, sensibiliza diversos artistas famosos. Nesta semana Caetano Veloso se pronunciou nas redes sociais e se declarou a favor do tombamento da área.
"Eu sou pelo tombamento da área do Abaeté, portanto sou contra a instalação de uma saída de esgoto. Eu acho que já fizeram demais coisas ruins a respeito do Abaeté, desde os anos 70. A gente tem ainda como corrigir isso", disse o artista. E completou: "Há soluções melhores, eu sei".
O projeto da EEE é da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e foi aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
No último dia 28, uma manifestação em defesa do Abaeté aconteceu no Rio Vermelho. Representantes de projetos sociais como o Fórum Permanente de Itapuã, coletivo Abaeté Viva e o conselho da Área de Proteção Ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté defendem que, de fato, há soluções melhores. Eles sugerem a adoção de bacias de evapotranspiração, as wetlands, que seriam mais corretos do ponto de vista ambiental e mais baratos, do ponto de vista econômico. (Leia mais)
Outros artistas se posicionaram contra a EEE como Jorge Vercillo, Margareth Menezes, Tonho Matéria e Guilherme Arantes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.