Quinta-feira, 15 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'É um lugar para o LGBT se sentir bem recebido', diz coordenador da Casa Aurora

Cidade

'É um lugar para o LGBT se sentir bem recebido', diz coordenador da Casa Aurora

Salvador agora tem um Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQI+

'É um lugar para o LGBT se sentir bem recebido', diz coordenador da Casa Aurora

Foto: Matheus Simoni

Por: Metro1 no dia 28 de junho de 2019 às 18:04

Salvador agora tem um Centro de Cultura e Acolhimento LGBTQI+, inaugurado no final de maio, no bairro da Saúde. Um dos coordenadores do projeto social da Casa Aurora, João Hugo, que também integra a Associação de Diversidade e Inclusão da Bahia (ADIBA), comentou sobre a ação social durante entrevista ao Jornal da Cidade, na Rádio Metrópole.

A Casa Aurora se constitui como uma das ações da ADIBA, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, sem cunho político ou partidário. “A gente faz um processo de triagem. Temos profissionais, entre eles duas psicólogas. É um lugar de fortalecimento, de reconhecimento. É um lugar que é um coração para o LGBT se sentir bem recebido”, disse nesta sexta-feira (28).


Na oportunidade, João explicou que o local também vai funcionar como espaço de mediação de conflitos que envolvem jovens LGBTQI+ e seus familiares. “A gente entende que se sua mãe, seu pai, sua avó, sua tia, não te respeita. A sociedade não vai te respeitar. [..] Família é uma das principais demandas para as pessoas chegarem a casa de acolhimento. A psicóloga percebe que dá para acontecer um diálogo… A gente consegue dialogar. Para que entenda que seu filho não vai deixar de ter caráter porque é uma pessoa LGBT. A gente precisa entrar no coração desses pais”, explicou.

Mais sobre o projeto
Com o intuito de equipar os quartos e áreas de convivência (com móveis e utensílios domésticos e pagar contas de manutenção) destinados ao acolhimento de pessoas LGBTQI+ em situação de risco e vulnerabilidade social, a Casa Aurora está recebendo doações através de um financiamento coletivo.

O projeto social surgiu da necessidade da população LGBTQI+ em enfrentar os danos causados pela LGBTfobia. Entre os seus propósitos, a Casa Aurora visa o resgate dos valores básicos da convivência familiar e comunitária para a livre expressão da potencialidade dos sujeitos, fomentando o desenvolvimento pessoal e intelectual através das atividades desenvolvidas. “No sentido figurado, Aurora significa amanhecer, princípio da vida, origem e ancestralidade. Essa é a nossa filosofia”, afirma a coordenação da Casa Aurora.

O espaço da Casa Aurora está aberto a visitação. Antes, é necessário encaminhar um e-mail para casadeacolhimentoaurora@gmail.com solicitando o agendamento.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.