
Cidade
Área conhecida como “colônia de gatos” em Piatã passa por processo de revitalização
Durante anos, o local foi utilizado de forma irregular para o abandono de animais, e tornou conhecido como ponto fixo de gatos abandonados

Foto: Lucas Moura/Secom PMS e Ascom/Desal
A Prefeitura de Salvador, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), realizou uma intervenção voltada à proteção ambiental e ao ordenamento urbano em um trecho da orla de Piatã. A ação teve como foco uma área conhecida anteriormente como “colônia de gatos”.
Durante anos, o local foi utilizado de forma irregular para o abandono de animais, e tornou conhecido como ponto fixo de gatos abandonados. Em 2024, a Prefeitura transferiu os animais para a ONG Doce Lar, onde passaram a receber cuidados adequados e serão posteriormente disponibilizados para adoção responsável.
A área, que possui vegetação nativa de restinga presente desde a formação da orla, continua preservada e agora passa a contar com proteção adicional. Para evitar novos casos de abandono, melhorar a estética do espaço e contribuir com a segurança, a gestão municipal instalou um cercado de 226 metros com telas de aço, sustentado por pilares de madeira de reflorestamento (eucalipto) com 2,8 metros de altura. Além disso, o local também é monitorado 24 horas pela Guarda Civil Municipal (GCM), com o apoio de câmeras de segurança instaladas na região.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.